Intervenção no Pátio dos Canhões, no Museu Militar, em Lisboa.
O conjunto azulejar encontra-se no exterior e é datado dos anos 40 do séc XX. É composto por cerca de 12800 azulejos, pintados a azul e branco e colocados em silhares e pequenos painéis superiores. As cenas representadas são alusivas a combates e batalhas diversas, bem como a figuras marcantes da história de Portugal.
A intervenção teve uma duração de sete meses e consistiu em:
Mapeamento e localização de todos os painéis;
Consolidações e fixações pontuais de vidrados e corpo cerâmico;
Faceamento dos azulejos a levantar;
Levantamento de cerca de 2750 azulejos, em risco de destacamento;
Limpeza de argamassas;
Colagem de fragmentos;
Dessalinização de um painel pontual;
Reorganização de azulejos soltos e fragmentos;
Realização de réplicas;
Reassentamento de azulejos originais e réplicas;
Aplicação de biocida e remoção da matéria orgânica:
Remoção de antigas massas de preenchimento, inadequadas;
Limpeza de vidrados;
Rectificação de superfícies de junta abertas;
Preenchimento de falhas de vidrado e lacunas;
Integração cromática final.
Intervention at Pátio dos Canhões (Cannons Courtyard), at Military Museum, in Lisbon.
The tile ensemble is located on the outside and dates from the 1940's. It comprises about 12800 tiles, painted in blue and white, set in ashlars and small upper panels.
The scenes represented depict various battles as well as remarkable figures of the portuguese history.

The intervention took around seven months and consisted of:
Mapping and location of all the panels in the courtyard;
Consolidation of the bisque and glaze areas;
Facing of the tiles surfaces before lifting;
Lifting of around 2750 tiles at risk of detachment from the walls;
Cleaning of the backing mortars;
Bonding of the fragments;
Salt extraction on one of the panels;
Re-puzzling of loose tiles and fragments;
Manufacture of replicas;
Installing tiles with lime based mortars;
Application of biocide and removal of the organic material;
Removal of the old restoration;
Cleaning of the glazed surfaces;
Joints check up;
Grouting the tiles;
Filling of the lost areas of glaze and small lacunae;
Chromatic reintegration.